domingo, 28 de abril de 2013

O que esperar de: Quanto custa viver em Melbourne?

Acho que a maior dúvida de todo mundo que tá pra vir é o custo de vida daqui, afinal ninguém quer falir os pais fazendo o intercâmbio, a ideia é usar só o dinheiro da bolsa.

Dos mil rankings feitos anualmente comparando o custo de vida das grandes cidades do mundo, em todos nossa querida Melbourne está no top 10, assim como Sydney, então todo mundo já vem mais ou menos preparado pra realidade.

O aluguel gira em torno de $150 - 270 semanal , e depende do que você quer: dividir quarto, dividir banheiro, alojamento estudantil... tem para todos os gostos. Moradia é um assunto complexo, e acho que dá pra fazer todo um post sobre isso.

Outro gasto que temos é o celular. Tem várias operadoras aqui e milhões de planos. A maioria do pessoal escolheu a Vodafone (mesmo com esse nome sugestivo), e acredito que isso seja devido a ela disponibilizar planos de 1 ano que incluem o aparelho. Então para galera que queria comprar um celular bom (Iphone 5, Galaxy S3...), valia muito a pena.  
O nosso plano custa $30 mensal, com $300 de ligação (incluindo internacional), SMS ilimitada e 500 MB de internet. Me serve muuuuuuuuuuito bem, nunca paguei a mais e normalmente sobra uns minutinhos no fim do mês. O pessoal que pegou esse mesmo plano, só que com um celular tipo S3 ou Iphone, tá pagando $75. 

Acho que o mais pega aqui é o preço do lazer. Bebida aqui é muuuuuito cara, e pra ficar locão a galera normalmente apela pro Goon.

classy né?
As "nights", "baladas", seja lá como vocês chamam, também tem pra todos os gostos: desde aquelas que não paga nada pra entrar até as que custam $10 - 25 a entrada.
Cinema é caro também, pra ver os filmes de maneira "simples", quer dizer, sem ser 3D, IMAX etc etc, voce desembolsa em torno de $16.
Lado positivo: estudante não paga a entrada nos museus da cidade <o/ AAAEEE

Quanto ao transporte, novidades: CARO. A passagem é $3,5; pra quem usa todo dia, tem uns esquemas de "pacotes" que dá pra economizar bastante. Pra usar os trams e trains você tem que comprar um cartão chamado MYKI que você carrega nas 7elevens da vida e outras lojinhas. Pra usar é só você encostar ele na máquina dentro do tram ou na entrada do train e se você não fizer isso e o fiscal te pegar é MULTA, sim 150 doletas se não me engano.
 O City Circle é um tram turístico, gratuito, que roda pelo CBD (central business district), e passa de 12 em 12 minutos. Então, para ir em lugares relativamente perto, dá pra usa-lo e dar um economizada, além dele ser uma gracinha.

city circle lindinho
                                                                   myki bonitinho

Para fazer refeições fora de casa, o valor "barato" é entre $10 - $15.
 Uma boa dica pra dar uma economizada na hora de comer fora, pros dias que bate aquela preguiça de cozinhar e tal, é usar o aplicativo do Hungry Jacks, o Burguer King daqui. Você baixa o aplicativo no seu celular e quando você chega perto da loja você o usa para fazer "check in" e TCHARAM ganha um prêmio. Sim, você sempre ganha um prêmio, que vai desde uma free casquinha (acho que é o piorzinho) até dois sanduíches pelo preço de um ou 50% de desconto e por aí vai... é beeeeem legal (Y)

Os gordinho pira
Aqui tem basicamente 3 grandes mercados: Coles, Woolworths e o Aldi. O Aldi é o mais barato deles by far, mas é o com menor variedade também. Na real, falar do mais caro ou mais barato depende muito do tipo de coisa que você gosta de comer/comprar, então sempre tem que rolar aquela pesquisada prévia né.  Para economizar, a gente compra tudo que dá pra ser, da marca do próprio mercado, Homebrand, e acho que até hoje não compramos nada que não compensou a economia. Em média, eu acho que a gente tem gastado de $70 - $150 por mês no mercado.
É bem legal que no mercado quase todos os produtos tem dizendo o preço por grama, ou 100g, ou unidade... então a gente sabe direitinho qual vale mais a pena financeiramente.

Coles; no Melbourne Central


Resumo: dá pra viver só com a bolsa aqui sim; não vivemos no luxo nem sobra muito dinheiro, mas fazendo umas economias aqui e ali dá pra guardar umas doletinhas pra, quem sabe, uma viagem?

Se vocês quiserem saber de algum assuntos desses aí mais profundamente, é só pedir que a gente faz um post sobre isso. Tentei abordar os custos em geral... espero que ajude!

Beijos

4 comentários:

  1. Queremos mais posts. :(

    ResponderExcluir
  2. PARA de comer no Hungry Jack's , mocinha ... isso mata ... mas antes te deixa redonda ... =(

    ResponderExcluir
  3. Meninas, gostaria de um esclarecimento a respeito do transporte. Pra quem irá fazer undergraduate aí tem desconto de estudante? Se sim, como funciona?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nosso caso não Larissa, infelizmente :(
      Parece só quem tem desconto é international student que faz o curso inteiro aqui, ou algo assim

      Excluir