terça-feira, 14 de maio de 2013

Escolhendo as Disciplinas

Tá, já fizemos as malas, já preparamos nossos bolsos com os gastos, já planejamos a academia pra ficar com pernão sarado e barriga de tanquinho... Quero mais o que?

Pois é, mas se voce acha que o intercâmbio é só curtição...



... a gente tambem tem que estudar!

E daí entra a grande questão QUE MATÉRIAS VOU FAZER?!?!

A primeira coisa que você tem que pensar é se você quer fazer as matérias iguais ou similares do currículo do seu curso no Brasil, pra tentar aproveitar alguma coisa quando voltar, se você quer complementar se currículo com matérias mais específicas de algum assunto do seu curso ou mesmo se voce quer fazer uma área diferente da sua (tem gente, por exemplo que tá fazendo marketing aqui, mas faz odonto no Brasil, engenheiro fazendo business, etc etc).

Não sei se o processo ainda é assim, mas no nosso edital fizemos uma pré-escolha de matérias, na hora de escolher as duas universidades de preferência, e depois outra escolha, quando respondemos a offer.  Nesse momento, deveríamos escolher 6 matérias para cada semestre, sabendo que só poderíamos cursar de fato 4, e nós precisamos ser aprovados pela universidade à cursar tais matérias.
Acho que de todas as universidades do G8 envolvidas no CsF do nosso edital, a Unimelb tem o site mais estranho de procurar as disciplinas.


E a universidade precisa rever isso urgente, pq super desestimula pessoas como eu, que procuraram escolher a universidade prioritária pelas matérias.
Daí no Handbook você vai em uma busca pelas matérias. Daí que já chega um problema, tem várias matérias que podem ser da sua área de interesse e vão ter nomes diferenciados que você nao vai pensar em colocar no search. Então vale também, quando você encontra uma matéria que te interesse, olhar as relacionadas e a que Bachelor ela tá associada, dá pra encontrar outras interessantes por aí.

- Ai Morgana, achei a matéria que eu queria é só colocar no Study Plan e ser feliz?

Não gente, pera. Vamos ver direitinho se você vai querer fazer essa matéria mesmo.
1) De que ano é a matéria?
Estamos vendo aqui que há, e muita, diferença entre a abordagem das matéria de primeiro, segundo e terceiro ano na faculdade. Nas matérias de terceiro ano é esperado uma maior independência na hora de fazer os trabalhos e relatórios, enquanto nas de primeiro eles te guiam pelos passo a passo de como chegar onde eles querem.
É bem fácil descobrir de que ano é sua matéria (atenção, eu só sei dizer da Unimelb): é referente ao primeiro numero da sequencia de 5 números do código da matéria. 

2) Tem pre-requisitos?
Esse assunto é meio delicado. Parece que te aceitar ou não na matéria com pré-requisitos (você os tendo ou não) depende da posição relativa entre júpiter e saturno em relação ao sol. Já ouvi gente dizendo que tinha os pré requisitos e não foi aceito na matéria e outros que não tinham e tão lindamente fazendo-as.
Então, o que eu acho importante frisar é: se você vai fazer o ousado e pegar a matéria que exige certos pré requisitos que você não tem, lembre-se que será esperado de você esses conhecimentos, e dependendo da matéria isso pode complicar a sua vida.

Essa matéria, por exemplo, que a Fabi faz, tem Ecologia como pré-requisito e, segundo ela, alguém sem base nesse assunto ia boiar igual bosta n'água nas aulas

3) Como você será avaliado durante o semestre?
Questão de gosto. Tem gente que prefere a nota diluída em vários trabalhos diferentes, já outros gostam mesmo é que tenha uma prova só e acabou. 
É possível ver o critério de avaliação de cada matéria na linha "Assessment" do handbook.

nessa imagem eu selecionei alguns tipos diferentes de assessment pra vocês terem ideia de como muda. se voces tiverem muito na duvida de que matéria escolher, pode ser um bom criterio


Mas acho que mais que isso, a maior dúvida é: devo pegar 3 ou 4 matérias? (não sei se ainda há a opção de 3 matérias, no nosso edital e no anterior, teve)
Como alguém que pegou 4 matérias, sendo 3 de terceiro ano, acho que tenho propriedade de dizer que: 3 é suficiente. ahahahhaha Não que eu não esteja dando conta, mas requer MUITO estudo. Cansa, viu? Não sei se eu me arrependo de ter pego 4, pq todas elas tão acrescentando bastante pra mim, mas que eu não achava que fosse ser tão difícil... ah, isso é verdade!

Estou pensando em pedir pra algumas pessoas de áreas distintas contarem como está sendo cada matérias que elas escolheram... Que que vocês acham?
Por enquanto é só, espero ter ajudado,
Qualquer dúvida comentem aê


4 comentários:

  1. Meninas adorei o Blog!
    Acho muito legal a ideia da galera de outros cursos falar um pouco come é para eles!
    Tenho muitas dúvidas sobre moradia, como vocês escolheram, se foi tranquilo essas coisas...acho que daria um post!

    Ps: Fabiana também sou da UERJ! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Patrícia!
      Deixa só passar esse período de provas que tá uma loucura na Uni e a gente prepara esses posts :)

      Excluir
  2. Oi meninas, tudo bem? Tentei achar outra forma de falar com vocês sobre o assunto, entao tentei achar o post mais relacionado possivel.

    Eu sou estudante de Arquitetura (sei que a area de vocês é naada a ver com a minha, maas.. rs) e estou querendo ir para a Australia. Estou em duvida em muuuitas faculdades. Vocês sabem me dizer mais ou menos o que falam sobre a UniMelb e a RMIT?? Nao precisa necessariamente ser da minha area, mas qualquer coisa que souberem. Pra ver se consigo alguma informação mais proxima, os sites geralmente sao bem vagos =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beck!
      Temos um amigo que acabou de voltar para o Brasil e cursou arquitetura aqui na Unimelb.
      O facebook dele é https://www.facebook.com/yuriassispinto e acho que ele vai adorar conversar com voce sobre isso e esclarecer suas dúvidas!

      Excluir